Menu
Servios

xx

Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

x

Os sistemas de filtragem do tipo bolsa ou bag, como o próprio nome já diz, é composto por um corpo metálico que recebe uma grande bolsa onde acontece a filtragem do produto desejado.

O filtro bolsa consiste em um vaso de pressão, que contém internamente um cesto suporte para colocação do elemento filtrante (bolsa/bag).

O fluido a ser filtrado entra pela parte superior do vaso, onde é direcionado para dentro da bolsa onde flui de dentro para fora, saindo filtrado pela parte inferior do vaso, explica Valdir Montagnoli, gerente de produtos da Laffi Filtration.

Um dos diferenciais deste sistema de filtragem é o fato dele funcionar como uma espécie de coador de café, Rogério de Luca, da equipe da Pentair Filtration e Process.

Filtros bolsas ou bags, são meios filtrantes com grande volume interno, proporcionando grande retenção/acúmulo de partículas.

Alguns modelos podem ser lavados e reutilizados. O sentido da filtração é de dentro para fora, detalha de Luca.

Construção do sistema de filtragem do tipo bolsa e uso na indústria

Primeiramente, por conter um vaso de pressão, segundo Montagnoli, deve ser construído visando atender à norma NR13, do Ministério do Trabalho.

A norma define alguns pré-requisitos básicos para o operador deste tipo de equipamento, formas de instalação, equipamentos de segurança na utilização e manutenção dos vasos, inspeção de segurança do equipamento e todos os equipamentos devem conter uma placa de identificação com os seguintes dados:

  • fabricante,
  • número de identificação,
  • ano de fabricação,
  • pressão máxima de trabalho admissível pelo equipamento,
  • pressão de teste hidroestáticos,
  • código do projeto e ano de edição.

Esse tipo de sistema de filtragem comporta diversos tipos de meios filtrantes para a bolsa.

Essa bag, de acordo com de Luca, pode ser de PP, PE, Nylon, entre outros materiais.

A bolsa pode ser costurada ou termosoldada com grau de filtragem absolute ou nominal. Tudo depende da necessidade de cada projeto.

Os sistemas de filtragem do tipo bolsa podem ser utilizados por diversos setores da indústria, em especial, aqueles que trabalham com líquidos químicos ou não químicos.

Por Bruna Lavrini